Português e Galego são a mesma língua?

 O galego foi a língua falada durante a Idade Média nas regiões de Portugal e da Galiza (Espanha); dela descendem as atuais línguas portuguesa e galega. Assim, o galego-português é o idioma ancestral comum às línguas galaico-portuguesas. A língua considera-se formada no século VIII, principalmente como desenvolvimento do latim vulgar falado pelos conquistadores romanos a partir do século II d.C. No seu momento, foi língua culta fora dos reinos da Galiza e de Portugal, nos reinos vizinhos de Leão e Castela. Assim, o rei castelhano Afonso X o Sábio escreveu as suas Cantigas de Santa Maria em galego-português. A sua importância foi tal que é considerada a segunda literatura mais importante durante a Idade Média europeia, só perdendo para o occitano. 




Onde esse idioma é falado?

Falado ao norte de Portugal, na região da Galicia (ou Galizia). Essa região pertence à Espanha, mas culturalmente esta mais próxima de Portugal, inclusive pelo idioma. O galego é bem parecido com o português medieval, sendo que algumas pessoas consideram ele um dialeto do português. Os galegos, claro, não gostam de pensar na sua língua assim, e afirmam que é apenas uma língua próxima, mas não um dialeto. 



As diferenças entre Galego, Português e Espanhol?

Países são realidades discretas. Explico. Portugal é Portugal, Brasil é Brasil, Espanha é Espanha. As línguas são realidades contínuas. E gradativas. O latim que foi para a península Ibérica não foi o latim que ficou na Itália. Ele já era múltiplo, geográfica, social e historicamente. E na península Ibérica também se foi diversificando. Em Castela surgiram umas diferençadinhas, na Galiza outras e em Portugal outras. Ao mesmo tempo também se foi criando a tal de realidade discreta. Existiu o reino da Galiza, mas ele foi integrado no de Castela. Portugal separou-se e constituiu-se num reino independente. E cristalizou as diferenças do português. O galego, como não se constituiu em país independente, não teve um governo que cristalizasse o galego e o padronizasse. A institucionalização da língua é importante. Com ela vem a literatura, a gramática explícita, a padronização linguística. Mas isso é institucionalização. A realidade é bem mais contínua. Veja só: a fronteira linguística do português pt é maior do que a fronteira do país, Portugal. Dito de outro modo: tem muitas aldeias espanholas que falam português. O português do norte de Portugal é bem mais próximo do galego do que o do sul. O português do Brasil é um português meridional (perdeu características galegas), por um lado, por outro tem mais semelhanças com o galego, no sistema fonético, a intercompreensão é mais fácil entre eles. 
A verdade é que você tem dialetos de uma língua ibérica e chama português a uma variedade, castelhano ou espanhol a outra e galego a outra. E isso só acontece porque existe um país, Portugal, outro , Espanha, e existe a Galiza, comunidade autônoma dentro da Espanha. A realidade linguística é contínua e não coincide com as fronteiras políticas. 



Idiomas falados na Espanha?

 O idioma oficial é o castelhano. Há 4 idiomas oficiais que se falam dentro das seguintes regiões: Euskera (Vascongadas), valenciano(Valencia), Galego(Galicia) e Catalão(Catalunha). Nessas regiões, todos os documentos oficiais (CIC, C. de Identidade, etc..) estão escritas nos 2 idiomas. 
Nas escolas, todas as matérias são dadas no idioma local, salvo a matéria de Língua Castellana.



Português e Galego são a mesma língua?

O galego sofre um processo de castelhanização a que o português se exime. As línguas com Estado padronizam-se, petrificam características próprias. Passa a existir uma norma linguística. As variedades regionais são desprestigiadas. Isso aconteceu com o galego e não com o português ( a não ser durante os tais 60 anos em que Portugal perdeu a independência, 1580 a 1640). O galego de hoje e o português de hoje (apesar do singular não esqueça que são plurais) ainda são a mesma língua? O estado português (e o brasileiro, o angolano, o moçambicano e todos os outros Estados Nacionais) dizem que não. O galego atual descende do galaico-português. O português também. São línguas irmãs. 



Dá pra aprender galego pela internet sozinho?

Olha, que dá pra aprender, dá. Mas vai ser mais difícil achar material do que para outras línguas,  não é uma língua difícil, pois é um idioma irmão ao nosso. Antigamente, ou melhor até o século XI, eram um mesmo idioma o galaico-português. As semelhanças entre português e galego são tantas que em questão de horas você aprende. Algumas regras básicas: o ão é substituído por om. Exemplo, coração, coraçom, mansão, mansom. O J não existe no galego, sendo substituído por X. Exemplos: Xeito (jeito), queixo (queijo, ou queixo, parte do corpo), canxa (canja), etc.



Importância do Galego

Está a diminuir o número de pessoas que se expressa sempre em galego. Em 2003, 43% da população galega usava sempre o galego, comparado com o ano de 2008 em que apenas 30% se exprimem sempre em galego. Só um em cada três galegos fala sempre em galego. Verifica-se uma diminuição de 13% no número de falantes regulares. O galego foi considerado a língua mais falada na Galiza. 




Vivemos em um país onde o errado é certo, o banal é chique e o simples é complicado. Está cansado de viver com medo da violência? De procurar emprego e não encontrar? De não ter os seus direitos respeitados por este governo corrupto que deita e rola no povo brasileiro? 😪
Conheça o método que ajudou milhares de brasileiros na mesma situação que você está enfrentando. Atualmente Portugal é o 3 país mais seguro do mundo. Acesse o link para conhecer mais esse método que pode te ajudar a sair do Brasil: http://bit.ly/2Oevilcviveremportugal 😅

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu!
Se quiser fazer contato por e-mail, medeirostravel99@gmail.com
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!