Preconceito contra nordestinos, por quê?

O Nordeste está á séculos, anos luz desenvolvido em relação a imagem precipitada que as pessoas ainda cultivam... A falta de informação, ou melhor a imagem que a mídia causou nas pessoas sobre a região Nordeste. 
Primeiro a região Nordeste possuí nove estados,imagina ai nove estados miseráveis como se é mostrado (sem noção). 
Quem sofre com a seca para os desinformados são os agricultores do sertão, e da zona rural não em todos os estados. 
As cidades são desenvolvidas,têm infra estrutura,universidades bastante cobiçadas pelo reconhecimento que conquistaram,possuí rede de esgotos,não tem vacas magras morrendo andando nas ruas (risos), ninguém trabalhando na enxada, passando fome nas cidades, a quantidade de pessoas que você vê nessas condições em uma cidade no Nordeste é a mesma que você ver nas favelas do Sudeste, claro que não são tão ricas quanto outras cidades do Brasil, mas problemas existem em todo o Brasil (enchentes,tráfico,guerra civil,analfabetismo, etc,etc,etc). É tudo uma questão de não se julgar pela mídia, e sim procurar conhecer melhor (por fontes seguras).

Qual a visão que os Paulistas tem do Nordeste?

 A visão que eles criaram e a que eles querem ter né? Eu sou do estado de São Paulo, e posso afirmar que o preconceito é enorme aqui, os paulistanos vêem os nordestinos como cafonas, que se vestem mal com roupas chamativas, e falam alto, e ouvem música no último volume, que são pobres e aceitam ganhar 100 reais por mês de salário. Existem lugares que não se contrata nordestinos com sotaque, não costuma ser público isso, más todo mundo sabe. O preconceito linguístico é bastante forte, as pessoas costumam imitar os nordestinos aqui fazendo chacotas. A coisa boa que os paulistanos pensam sobre o nordeste é: comida farta e gostosa, praias lindas, gente receptiva, clima quente, aliás quente até demais e sexo fácil. Eu sei que deve ser ruim ouvir isso, mas, é a realidade pelo menos aqui de São Paulo, eu não penso assim, apesar de não conhecer o nordeste ainda. Eu acredito que quem fica por aí falando mal do Nordeste é porque realmente não conhece, pois quem conhece a região se agrada e quer voltar. É aqui que muitos vem passar as férias. Vem e querem voltar mais vezes. Tem gente que fala mal por inveja também, pois não é uma região fraca. Tem muita força no turismo, tem lugares bonitos. Não são ignorantes, sabem ler, escrever, tem gente que faz faculdade, tem gente que trabalha, estuda. Eu acho uma injustiça ao pensarem que o nordeste é só sertão, que é um lugar atrasado. Minha opinião agora: nordestino é mais coração que corpo, é um povo muito emotivo e trabalhador, sonhador ao máximo. Ajuda os outros, ajuda os parentes.





Preconceito contra nordestinos, por quê?

O motivo disso é que quase todos os nordestinos que migraram para o sul e sudeste eram pessoas pobres e de baixa instrução. Isso criou nas pessoas a ideia de que todo nordestino é pobre, burro, mal vestido, etc. E para piorar muitos ficaram desempregados, e caíram na criminalidade, reforçando a ideia de que todo nordestino é delinquente. É constatado que em épocas de crise cresce a Xenofobia. O vazamento das questões do Enem no Ceará provocou um momento de instabilidade e incerteza. Pode-se constatar que os comentários preconceituosos contra os nordestinos cresceram na última semana. 
Após a crise de 29 a xenofobia cresceu a Europa o que acarretou na formação de ditaduras nazi-facistas que pregavam o ódio contra o estrangeiro, negro, judeu, muçulmano, ou seja, aqueles que não eram puramente de ascendência ariana. 
Isso ocorre o tempo todo, após o ataque às torres gêmeas no 11 de setembro de 2001 cresceu o ódio contra o árabe e todos os estrangeiros em geral, ficou mais difícil entrar nos EUA e por medidas de segurança muitas vezes chegavam a humilhar o estrangeiro, fazendo-o passar por um scanner, abrir malas, tirar roupas, etc. A xenofobia nada mais é que medo infundado. E apenas pessoas sem capacidade intelectual têm preconceito, pois têm medo de não serem capazes de superar a concorrência. Isso é imbecilidade, mas existe, é fato. 
Podemos notar que nem todos têm esse preconceito ridículo, isso é porque nem todos são intelectualmente privados e nem todos são frustrados e tentam assim descontar seu ódio e frustrações nos outros. 



O que teria acontecido se o Nordeste brasileiro tivesse sido colonizado pelos holandeses?

O Nordeste provavelmente seria hoje mais desenvolvido quanto é hoje, porque os holandeses estavam desenvolvendo rapidamente o nordeste com o objetivo de comercializar a cana-de-açúcar. O açúcar era algo extremamente valioso na época e tinha o apelido de "ouro branco". Pernambuco nunca tinha visto antes tanta riqueza, como nos quase 30 anos da presença holandesa, mas infelizmente alguns grupos "iluminados" resolveram expulsá-los, aliando-se a exploradora Coroa Portuguesa. Durante o tempo em que ficaram no Brasil, os holandeses deixaram como legado várias melhorias para o país, como por exemplo, a implantação de uma sociedade urbana no nordeste (e principalmente no Recife), bem como serviços públicos eficientes, ordem social, democracia, cultura e até mesmo pinturas e Artes Plásticas em geral. Se o Nordeste tem hoje esse poço de corrupção, MUITO se deve ao passado, pois preferiram expulsar o povo errado! (Antes tivessem expulsado os portugueses).




Por que os holandeses decidiram colonizar parte da America Portuguesa?


Os holandeses tinham financiado a construção dos engenhos e isso representava muito dinheiro investido no nordeste, principalmente em Pernambuco, que na época era o maior produtor de açúcar do mundo e por isso, quando ocorreu a união entre Ibérica (sob comando da Espanha), o governo espanhol proibiu qualquer comércio entre o Brasil e a Holanda, pois espanhóis e holandeses eram inimigos declarados, desesperados, os holandeses não viram alternativa senão invadir as terras onde haviam investido seu capital é por isso que houve a invasão à Bahia, a qual durou apenas um ano mas foi um preparativo para invadir Pernambuco, invasão e ocupação que durou 24 anos.



A escravidão no Brasil

Inicialmente os portugueses tentaram escravizar os índios, contudo, não obtiveram muito sucesso, pois os mesmos conheciam o território e souberam como fugir.Logo a seguir, começaram a traficar os africanos para o trabalho nas lavouras de cana de açúcar, de café e nas regiões de minério.Com esses, o sucesso foi garantido, pois desconheciam o território, a língua, foram separados de suas famílias e submetidos aos castigos mais aviltantes! Cabe lembrar, que a escravidão era um costume muito antigo e teve início com os próprios negros, principalmente os das tribos Fons e Kabila. 



Para quais regiões do Brasil esses escravos eram levados?

Região Nordeste e Sudeste,local onde havia muitos engenhos e plantações de cana-de-açúcar,depois começa o ciclo da mineração em Minas,e boa parte dos escravos eram iam direto trabalhar na mineração.Depois no século 19 ,São Paulo,cresce por causa da produção de café,como a entrada de escravos estava proibida,milhares de escravos que trabalhavam no Nordeste,vieram ao Sudeste para trabalhar nos cafezais. 



 A comparação entre o clima da África e do Brasil?

Existe muita coisa parecida. É o calor, os trópicos, coqueiros, bananeiras, etc. Detalhe intrigante é que a Africa era colada em certa parte do Brasil antes do Dilúvio. Muitos não acreditam no Dilúvio global, mas eu acredito e defendo. Apenas um fenômeno de tal magnitude poderia fazer a Africa se afastar da America. Ou seja, qual resultado do Dilúvio? Separação da Africa da America. Mas, se você não acredita, pegue um mapa mundi e veja como tem uma parte do Brasil que encaixa perfeitamente em uma parte da Africa. Como quebra cabeças. Os primeiros sinais de similaridade foram pensados pelos naturalistas, baseados em formações rochosas semelhantes e, posteriormente, fósseis de animais e rastros de vegetação idêntica. 




O que aconteceu com os ex-escravos após a Lei Áurea?

 Sem trabalho! Muitos permaneceram juntos de seus antigos senhores, por abrigo e comida!
A abolição só deu fim à escravidão, mas não deu fim à exploração do trabalho dos ex-escravos. Afinal de contas, a Lei Áurea não contava com nenhum tipo de auxílio ou projeto que facilitasse o grande número de negros libertos a serem devidamente inseridos na sociedade brasileira.
No Brasil, sem acesso a terra e sem qualquer tipo de indenização por tanto tempo de trabalhos forçados, geralmente analfabetos, vítimas de todo tipo de preconceito, muitos ex-escravos permaneceram nas fazendas em que trabalhavam, vendendo seu trabalho em troca da sobrevivência. Aos negros que migraram para as cidades, só restaram os subempregos, a economia informal e o artesanato. Com isso, aumentou de modo significativo o número de ambulantes, empregadas domésticas, quitandeiras sem qualquer tipo de assistência e garantia; muitas ex-escravas eram tratadas como prostitutas. Os negros que não moravam nas ruas passaram a morar, quando muito, em míseros cortiços. O preconceito e a discriminação e a ideia permanente de que o negro só servia para trabalhos duros, ou seja, serviços pesados, deixaram sequelas desde a abolição da escravatura até os dias atuais. 
Na lavoura cafeeira, os imigrantes estrangeiros (italianos, japoneses, etc.) substituíram a mão-de-obra escrava como trabalhadores contratados. Eram pessimamente tratados, pois os fazendeiros não estavam acostumados a lidar com trabalhadores livres.


Porque os italianos vieram pro Brasil ?

 Por dois motivos:

1- onde eles estavam, na Europa, tinha muita guerra, fome, pobreza, exploração do operário, crises agrícolas... tava um horror!
2- por que os países da América, bem como o Brasil, possuíam terras fartas, onde os italianos poderiam obter terras, e anda que não serem ricos, pelo menos plantarem algo nela pra sobreviver. E em paz. Ainda há o fato deles não sofrerem com o frio do inverno no Brasil.




Existe trabalho escravo no Brasil?

As pessoas houvem falar de trabalho escravo e lembram de senzalas, feitores e outros. Mais o trabalho escravo é menos amplos e por isso significativo. São milhares de pessoas que trabalham em situação de vulnerabilidade, ganha abaixo do verdadeiro valor que deveriam receber, muitas vezes com falta de água, e bens de consumo.
e alguns ainda fazem mais levam o funcionário para fazendas distantes onde os bens de consumo custam os preços que eles desejarem, e quando o funcionário que ir embora a divida dele é maior que o salario.
e isso é muito real onde já foi relatado muitos casos inclusive em rede nacional. 
No Brasil, a escravidão é mais constante no campo. Isso tem ocorrido com certa frequência, trabalhadores oriundos da Bahia, Piauí, Maranhão, entre outros, são recrutados para trabalhar principalmente no interior da Amazônia. A pessoa responsável por aliciar os trabalhadores é chamada de gato, essa promete bons ganhos e boas condições de trabalho, como os trabalhadores geralmente são pobres, oriundos de lugares castigados pela seca onde não conseguem emprego para sustentar suas famílias, aceitam a proposta. O gato chega de ônibus ou caminhão para transportar os trabalhadores, quando esses desembarcam no local de trabalho notam rapidamente que as promessas não correspondem à realidade. 




De onde vieram os índios? Como eles chegaram ao Brasil?

Há uma teoria de que os homens povoaram este continente pela união da América do Norte e a Ásia em uma das eras glaciais, a camada de gelo uniu os dois continentes. Tendo em mente que a América se separou da costa africana muito antes do surgimento do homem é pouco provável que os homens tenham existido por aqui desde sempre. Antigamente, a formação da Terra era diferente. Então, não existia o Brasil. Com o tempo, houve mudança no planeta, e novas terras e mares surgiram. Alguns homens que habitavam a Sibéria vieram para a América do Sul e se instalaram nas cordilheiras. Acredito, que com o tempo, buscaram mais vida no meio da América do Sul!


Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu!
Se quiser fazer contato por e-mail, medeirostravel99@gmail.com
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!