Clubes grandes que se tornaram pequenos na Europa


Muita coisa mudou no futebol europeu nas últimas décadas, principalmente sobre quem dá as cartas no continente. Se por um lado novas potências emergiram na base da injeção de dinheiro (como Chelsea, PSG e Manchester City), antigas forças regionais perderam relevância. No meio do sofrimento pelo momento atual, alguns clubes europeus se apegam à nostalgia de tempos vencedores. Era uma época em que Real Madrid, Barcelona e Bayern não eram tão hegemônicos como hoje em dia. O Colado no Brasil preparou uma lista com times que impunham respeito no continente há 10, 15 ou 20 anos – mas que caíram na decadência, por motivos diversos. Confira:

Os grandes que se apequenaram na Europa


Milan
Em um período relativamente longo, o Milan foi o principal "bicho-papão" do futebol europeu - ganhou cinco Ligas dos Campeões entre 1989 e 2007. Em ambiente doméstico, também acumulou uma infinidade de troféus. Em um período relativamente longo, o Milan foi o principal "bicho-papão" do futebol europeu - ganhou cinco Ligas dos Campeões entre 1989 e 2007. Em ambiente doméstico, também acumulou uma infinidade de troféus. Foi a época de bonança, de Silvio Berlusconi, polêmico magnata que também foi três vezes primeiro-ministro italiano e dono da principal TV do país, entre outros negócios. . Nos últimos tempos o time não tem conseguido nem se classificar para a Champions League. E parece que não vai voltar na temporada que vem.

Inter De Milão


Durante a gestão de Massimo Moratti, a Internazionale se dava ao luxo de tirar o melhor jogador do Barcelona (Ronaldo Fenômeno, no auge). O empresário do setor elétrico e de refinaria de petróleo montou nos anos 90 um elenco de estrelas, com Baggio, Vieri, Zanetti e muitos outros. Moratti gastou e gastou... até realizar o sonho de ser campeão europeu, em 2010. Mas seu modelo de gestão acabou se esgotando.  Desde então, apesar de um novo aporte de dinheiro, o clube que um dia foi a casa de Ronaldo e Adriano hoje é uma força intermediária mesmo dentro da Itália (e um dos campeões de trocas de técnicos).

Lazio


 O time de Roma foi um reduto de muitos craques no final dos anos 90, mas praticamente saiu de cena como uma força significativa anos depois. No começo do século, o negócio entrou em crise, e o dirigente precisou vender todos seus jogadores de ponta. O time de Roma então virou um ocupante de meio de tabela e jamais se aproximou de um título relevante de novo.

Sampdoria

 

O auge da Sampdoria aconteceu a partir de 1979, na gestão de Paolo Mantovani, um magnata local que investiu para tornar o time uma força nacional. Mas, quando o empresário morreu em 1993, seu filho Enrico gastou muito dinheiro  em contratações que não vingaram (Gullit, Klinsmann, Ortega) e, aos poucos, o clube foi perdendo terreno dentro da Itália - inclusive, visitando a Segunda Divisão.

Ajax



Essas quatro letras foram sinônimo de futebol total - ofensivo, taticamente dominante e vencedor. Tudo começou com a geração de Johan Cruyff, três vezes campeã europeia na década de 70. Já nos anos 90, a camisa vermelha e branca voltou a botar medo no continente. Em 1995, o supertime de Kluivert, Overmars, Seedorf, Davids, Kanu, Van de Sar e dos irmãos  De Boer conquistou a Champions League e bateu o Grêmio na decisão do Mundial Interclubes.  Pós-2000, apesar de exportar craques como Sneijder, Van der Vaart e os jovens Ibrahimovic e Suárez, o time de Amsterdã virou uma presa fácil em âmbito europeu. Jamais conseguiu montar uma equipe internacional de respeito novamente.

Bayer Leverkusen

 

O Leverkusen cresceu no futebol alemão com a filosofia de não fazer loucuras financeiras em contratações. Depois dos anos de destaque, o clube acabou perdendo seus principais jogadores para o rival Bayern de Munique e jamais conseguiu sorte com novas apostas em jovens reforços. Assim, caiu para um patamar intermediário na Alemanha, com aparições esporádicas na Champions League.

Olympique de Marselha


O time do Sul da França conquistou a Europa em 1993 com uma escalação cheia de estrelas. Barthez, Desailly e Deschamps seriam campeões mundiais com a seleção do país anos depois. A equipe ainda tinha o goleador alemão Rudi Voeller e o craque africano Abedi Pelé. Mas a vitória sobre o Milan na decisão da Champions League foi a última glória antes da interrupção da ascensão internacional do Olympique.

Newcastle United


O time do Norte da Inglaterra foi vice em 1996 e 1997 e ainda soma 3º lugares em 1994 e 2003. Em 1996, a equipe contratou o atacante Alan Shearer por 15 milhões de libras - então na transferência mais cara da história do futebol! Em  2007, o Newcastle foi comprado pelo empresário Mike Ashley, para fúria de sua fanática torcida, que assim via o clube se distanciar de suas origens. Depois disso, tudo passou a dar errado. O Alvinegro inglês se enfraqueceu, foi rebaixado duas vezes e hoje figura entre os líderes da Segunda Divisão inglesa.

Liverpool Football Club


O tradicional gigante inglês, fundado em 1892, é campeão 18 vezes do campeonato nacional, atrás apenas do rival Manchester United. É também 5 vezes campeão da Liga dos Campeões, onde tem o posto de time inglês mais vezes campeão europeu. O clube é conhecido mundialmente pela sua história e pela sua incrível torcida que faz qualquer um se arrepiar ao ouvir o hino oficial do clube, o "You'll Never Walk Alone". Apesar de passar por um longo jejum que já dura mais de 20 anos sem o título da liga, os torcedores do Liverpool não tem o que reclamar no quesito emoções. Quem não lembra da virada histórica de 2005?

Celtic Football Club


Campeão apenas uma vez da antiga Copa dos Campeões da Europa, atualmente Liga dos Campeões, mas 46 vezes da Liga Nacional, esse clube escocês é um dos mais tradicionais da Europa.
É o primeiro clube britânico a conquistar a Copa dos Campeões da Europa e é também o único clube na história a ganhar a mesma com um time completamente formado por pratas-da-casa. Além disso, o único escocês a chegar em uma final.
 
Nottingham Forest
 
 
Nottingham Forest Football Club, fundado em 1865 e atualmente disputando a segunda divisão inglesa, é campeão nacional da elite apenas uma vez, mas na Liga dos Campeões o clube ostenta um status positivo, tem mais títulos do que as atuais potências do futebol inglês Manchester City, Chelsea e Arsenal juntos, com 2 títulos Europeus.

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu!
Se quiser fazer contato por e-mail, medeirostravel99@gmail.com
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!