Por que os imigrantes italianos vieram para o Brasil?
Após o fim da escravatura no Brasil, houve a necessidade de contratação de mão de obra para as lavouras de café de São Paulo. Enquanto isso, a Itália enfrentava uma grave crise econômica. Então começou a haver campanhas para atrair agricultores italianos para o Brasil. Eles vieram achando que iam ficar ricos aqui, pois a propaganda falava que eles poderiam adquirir terras no Brasil. Entretanto, enfrentaram grandes dificuldades.Foram impulsionados pelas transformações sócio-econômicas em curso no Norte da península italiana, que afetaram sobretudo a propriedade da terra. Até a virada do século, italianos dessa região predominaram na corrente imigratória. A partir daí, os italianos do Centro-sul ou do Sul se tornaram dominantes. Um aspecto peculiar à imigração em massa italiana é que ela começou a ocorrer pouco após a unificação da Itália (1871), razão pela qual uma identidade nacional desses imigrantes se forjou, em grande medida, no Brasil.
Contribuições Italianas no Brasil
Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. Das inúmeras contribuições dos italianos para o Brasil e à sua cultura, destacam-se: O uso do 'tchau' (ciao) como saudação (em todo o Brasil). O enraizamento do catolicismo no Brasil, trazendo elementos italianos para a religião brasileira. Diversos pratos que foram encorporados à alimentação brasileira, como o hábito de comer panetone no Natal e comer pizza e espaguete freqüentemente (principalmente no Sudeste). O sotaque dos brasileiros (principalmente na cidade de São Paulo (ver dialeto paulistano), nas Serras gaúchas e no sul catarinense). Palavras no português do Brasil (como paura, polenta etc). A introdução de novas técnicas agrícolas (Minas Gerais, São Paulo e no Sul). A imigração italiana no Brasil também serviu de inspiração para várias obras artísticas, televisivas e cinematográficas, como as telenovelas Terra Nostra e Esperança, e o filme O Quatrilho, que concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro.
Sul do Brasil
Durante muitos anos, os portugueses e os espanhóis lutaram pela posse de terras do Sul. As brigas continuaram e apenas foram resolvidas com a assinatura de tratados. Esses tratados determinaram os limites das terras localizadas no sul do Brasil. A população da região Sul aumentou muito com a chegada dos primeiros imigrantes europeus. Os primeiros imigrantes foram os açorianos. Depois vieram principalmente os alemães e os italianos. Outros grupos (árabes, poloneses e japoneses) também procuraram a região para morar. Os imigrantes fundaram colônias que se tornaram cidades importantes. As terras do norte e oeste do Paraná e do oeste de Santa Catarina foram as últimas regiões a serem povoadas. O norte do Paraná foi povoado com a criação de colônias agrícolas financiadas por uma companhia inglesa. Pessoas de outros estados do Brasil e de mais de 40 países vieram para a região trabalhar como colonos no plantio de café e de cereais. No oeste catarinense desenvolveram-se a pecuária, a exploração da erva-mate e da madeira.As grandes áreas de atração de imigrantes italianos para o Brasil foram os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Considerando o período 1884-1972, verificamos que quase 70% dos italianos ingressaram no País pelo estado de São Paulo. A maior influência dos italianos está presente nas cidades serranas, com muito vinho e comidas típicas das aldeias italianas.
Talian
Talian é o encontro dos diferentes dialetos vindos com os imigrantes italianos. Formada pela grande imigração italiana do norte da Itália, sobretudo pela maioria vêneta, que encontrou no Rio Grande do Sul uma nova pátria para viver. Os recem-chegados foram instalados em linhas e travessões das colônias, sem respeitar as suas origens, sua língua e seus usos e costumes, criando evidente problema de entendimento entre eles. Da necessidade de entender-se foi sendo criada uma nova língua de comunicação, muito mais vêneta do que daquelas outras regiões da Itália que também formaram o grande contingente de italianos que aqui chegaram. Como em geral os vênetos representavam a grande maioria dos imigrantes italianos, é compreensível que também a sua forma de falar viesse a ter papel predominante na nova língua, fato que, por outro lado, pode ser comprovado nos locais onde a predominância era, pelo contrário, de lombardos ou friulanos, a predominância das palavras dos seus dialetos se torna evidente no Talian falado nesses locais. Não é exatamente o mesmo mesmo dialeto falado na Itália, pois, o Talian sofreu influência do português e tem muitas palavras desconhecidas para os italianos.
Quem recebeu mais imigrantes italianos: Brasil ou Argentina?
A Argentina é claro. É o país que mais recebeu imigrantes italianos da América Latina. No Século XIX, a população da argentina era de índios e espanhóis, pois bem, nas categorias de cores do IBGE, esse índios se declararia como brancos. Com um maior aprofundamento da ideia de Darwinismo Social na elite argentina, a imigração italiana foi incentivada. Na argentina tem muita gente de origem italiana, falam espanhol e agem como ingleses!Isto traduz numa mistura interessante, basta caminhar pelas ruas de Buenos Aires para sentir e ver quanto a influencia inglesa é tão marcante! Os hábitos de frequentar os cafés, tão comuns e elegantes, na capital argentina, faz lembrar os pubs londrinos. Gosto do jeito argentino de europeizar sua vida, não vejo isto como um defeito, é mais um acessório com sabor especial. "ARGENTINOS" são.....ITALIANOS, que Falam ESPANHOL e "Pensam" que são INGLESES.
Porque Todo Palmeirense se acha "O ITALIANO"?
"Forza Palestra", "somo tutti Italiani", "São Gennaro". A História da Sociedade Esportiva Palmeiras começa no dia 26 de agosto de 1914, quando o clube foi fundado por imigrantes italianos na cidade de São Paulo com o nome de Palestra Italia. Depois de colecionar nas décadas de 20 e 30 do Século XX uma série de títulos paulistas e conquistar uma quantidade relevante de torcedores, o clube foi obrigado a mudar seu nome para Sociedade Esportiva Palmeiras em 1942, por ocasião da Segunda Guerra Mundial, já que o Brasil, governado pelo então presidente Getúlio Vargas, declarou guerra aos países do "Eixo" (Alemanha, Itália e Japão) e se alinhou aos países "Aliados", (EUA, URSS, Grã-Bretanha, França, e outros países). Palmeiras e Cruzeiro, foram fundados por italianos e os times se chamavam Palestra Italia.
Por que o Palmeiras tem esse nome?
O nome vem da " Associação Atlética Palmeiras", um clube italiano que tinha uma árvore comum no Brasil como símbolo.
Os italianos foram convidados a vir morar no Brasil, com o objetivo de branquear a raça brasileira. Enquanto que os pioneiros portugueses e principalmente os africanos tiveram que desbravar a Ilha de Vera Cruz. Com o fim da escravidão, havia duas alternativas. Confiar na prata da casa dando oportunidades aos nativos, oferecendo emprego e terras ou incentivar a migração de europeus, oferecendo emprego e terras. Isto ficou conhecido como ocidentalização, mas também poderia ser interpretado como "quota-para-brancos". Eu adoro a cultura europeia e não acredito que os descendentes italianos se acham melhores que os demais brasileiros. Entretanto, receber uma cidadania para morar em outro país, além de receber vantagens por essa mudança em um país de primeiro mundo, faz qualquer um sentir-se orgulhoso.
ABOUT THE AUTHOR
Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible







0 comments:
Postar um comentário
Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu!
Se quiser fazer contato por e-mail, medeirostravel99@gmail.com
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!