Formado e desempregado?

Sempre falam que estudar é a garantia de sucesso. A pessoa estuda tanto, passa no vestibular para faculdade pública, faz o curso com sacrifício morando a 2 horas da faculdade e sem grana para passagem. Faz um estágio mesmo ganhando nem para se vestir adequadamente. Estuda pra caramba. E quando formado a 8 meses não consegue trabalho no que estudou e terá que mentir no seu currículo, fingindo não ter 3 grau se não quiser passar fome. 



Quero convidá-lo a refletir sobre qual a verdadeira função de um curso superior em nossas vidas, e também sobre a razão de muitos se graduarem e continuarem sem saber o que fazer com o diploma. Por que hoje todo mundo quer se graduar em um curso superior?  A faculdade não forma empreendedores, não ensina a vender, iniciar um negócio, ter visão empreendedora, saber vender e investir, isso só aprende na prática. Muitos empregos não são preenchidos porque as empresas querem pessoas que tem muita experiência em determinada área, e a faculdade, cursos de bacharel, só ensina o básico, muito generalizado.




Formado e desempregado?

A pessoa rala na faculdade, e depois de terminar seus quatro ou cinco anos de estudo no ensino superior, vai então a procura do tão almejado emprego. Mas o que acontece? A pessoa manda currículo para todos os cantos e nada. Então, depois de tantas tentativas de arrumar um bom emprego na área em que se formou, desanima e vai procurar emprego em uma área diferente da sua. 



 Cursos superiores estão se proliferando pela população brasileira. E isso é bom. O conhecimento é importante para o desenvolvimento de uma nação. Porém, as grandes empresas, como as multinacionais que se instalam em nosso pais vêm exclusivamente pela mão de obra barata, além de qualificada. Quem tem curso superior não é valorizado da forma que merece. Em analogia ao sistema feudal, o graduado é um escravo melhorado do senhor feudal (atualmente as grandes empresas).  



Fazer faculdade não significa garantia de emprego, muito menos emprego bom. É o que acontece hoje. Então além de faculdade, hoje se é exigido que a pessoa tenha especializações, pós graduação. Concordo que fazer concurso público é mais fácil, mas não sei se é melhor, sabe? Acho que tem mais oportunidade de crescer quem tem faculdade e muito mais. Fico assustado com pessoas que tem pós, mestrado, doutorado, etc., a pessoa fica estudando a vida toda, tem que ter muita disposição e certeza do que quer. E sem dúvida que com tanto dinheiro investido daria até pra abrir uma empresa, mas como está no nome, é um investimento para o futuro, não tem garantias mesmo, é como uma aposta, só que depende muito da própria pessoa querer "vencer".



Veja o que se encaixa para você antes e que é necessário. Se você acha que não vai valer tanto a pena para a sua profissão fazer faculdade, invista em outros sonhos, mas nunca entre numa coisa pensando que não será bom, pensando no ônus, nem já pensando em desistir. 



O desemprego é consequência de uma série de fatores que podem atuar isolada ou conjuntamente. Entre os principais fatores estão a queda da atividade econômica. Falta de investimento maciço nos setores produtivos. Abundância de mão-de-obra no mercado de trabalho. O Protecionismo Comercial também colabora em grande parte para o desemprego no país. 

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu!
Se quiser fazer contato por e-mail, medeirostravel99@gmail.com
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!