O que faz com que tantos se cansem de um país tão privilegiado pelo clima, culinária, recursos naturais, paisagens inebriantes e um povo de energia tão especial?
1- Segurança:
Em nenhum país morrem mais pessoas por disparos de armas de fogo do que no Brasil. Em 2012, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), foram 64.357 mortes. Para se ter uma ideia, os 12 maiores conflitos no globo entre 2004 e 2007 mataram juntos 170.000 seres humanos. No Brasil, entre 2008 e 2011, mais de 200.000 pessoas perderam a vida vítimas de assassinato. Desses crimes, quase 90% ficam sem punição.
A taxa de homicídios entre jovens (dados de 2010 – OMS e Census) é de 54,7 jovens por 100.000 habitantes. Não parece muito? No México, país conhecido pela violência, é de 28,1. Quase a metade. Na Rússia é de 8,8. Na vizinha Argentina, de 7,7. Em Israel 2,3. Na Itália 0,8. Mesmo com tanta impunidade, ainda assim o Brasil possui uma das maiores populações carcerárias do mundo. Uma bomba-relógio pronta a explodir. Seja pelo custo financeiro ao país, seja pelo risco de violência e constantes violações dos Direitos Humanos.
2- Economia:
No Brasil, quase sempre, os produtos e serviços são mais caros do que a média mundial. Veja a comparação em diversas capitais pelo mundo, em países mais e menos desenvolvidos. O poder de compra do salário mínimo brasileiro, apesar de estar no maior patamar dos últimos 50 anos, permanece baixíssimo. Mesmo quando se ganha mais do que um salário mínimo é preciso muitas vezes fazer sacrifícios e economizar bastante. Afinal, sabemos que o poder de compra do nosso real não é muito bom, e para chegarmos a essa conclusão basta ficarmos de olho nos preços praticados no mercado, e um exemplo disso é o preço dos carros.Em Madrid, na Espanha, um trabalhador desembolsa 1,42 salários mínimos para pagar o aluguel de um apartamento desse gênero. Já o vizinhos argentinos, gastam cerca de 1,76 em Buenos Aires. No Brasil, na capital Brasília são necessários 6,59 salários mínimos, mais de 3x a média da amostragem – no Rio de Janeiro, por exemplo, a diferença seria ainda mais acentuada.
3- Corrupção:
Os escândalos de corrupção no Brasil são de tal forma vastos, rotineiros e atuais, que é mais fácil abrir o jornal do dia do que ler nesse artigo uma seleção de alguns, provavelmente já ultrapassados por novos ainda maiores. É fato que todos os países do mundo estão sujeitos à corrupção, mas não precisamos ir muito longe para sabermos que no Brasil a realidade é única nesse quesito. Se a corrupção é tolerada no dia a dia, mesmo com as pequenas coisas, sob o pretexto de que não há nada que se possa fazer para combatê-la, ou então de que é necessário dar um “jeitinho” de vez em quando, é muito fácil percebermos que o problema não está apenas entre os grandes líderes. A diferença é que esses líderes têm acesso a uma quantidade muito maior de bens e valores do que o cidadão comum. Mas corrupção é corrupção, não importa a dimensão.
4- Educação:
A remuneração dos professores no Brasil ( Não é à toa que vemos tantas greves, sendo que as universidades públicas podem ficar fechadas por semanas a fio enquanto os professores e demais funcionários lutam por salários mais justos), é uma das piores do mundo. Como não poderia deixar de ser, o desempenho dos alunos também. 27% dos brasileiros acima de 15 anos são analfabetos funcionais. Isso significa que uma a cada quatro pessoas no Brasil reconhece letras e números, mas não sabe bem o que fazer com eles. São incapazes de interpretar um texto simples por exemplo. A pior parte é que não é por falta de dinheiro: o Brasil é o 3º país do mundo que mais investe nesse setor. Em 2015 o investimento em educação irá representar 19,2% do orçamento de Estado, na frente de países como Coreia do Sul, Suíça e Estados Unidos. São mais de 100 bilhões de reais (25 bilhões de dólares) anuais.
5- Cultura:
Muitas pessoas não se sentem em casa no Brasil, mesmo tendo nascido e crescido no país. E isso é verdadeiro para muitas pessoas que escolhem imigrar. Não existe uma fórmula que funcione para todo mundo: existem muitos brasileiros que amam o Brasil e não desejariam se distanciar do país. Mas existem outros que precisam sair. Para os que saem, será preciso se adaptar a uma nova cultura.
6- A tendência é piorar:
O Brasil já gozou de 90% dos efeitos do bônus demográfico. Daqui a cinco ou seis anos, o país entrará em outro momento, no qual terá que gerir desafios crescentes nos déficits da previdência social, tendo que cada vez mais ir buscar dinheiro da balança comercial e onde mais for possível, para financiar o crescente número de aposentadorias.
7- Buscar novas aventuras, novos horizontes, ter liberdade para se mudar de cidade e província sabendo que não é preciso ter anos de experiência de trabalho para conseguir um emprego com um salário digno e que possibilite pagar todas as contas do mês.
ABOUT THE AUTHOR
Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible
0 comments:
Postar um comentário
Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu!
Se quiser fazer contato por e-mail, medeirostravel99@gmail.com
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!