Não sou nenhum cientista social, nem especialista em comportamento humano. Longe de mim ter essa pretensão, mas eu acredito que a maioria dos pobres enxerga no consumo e no consumismo (neste último especialmente), uma chance dizer ''eu também posso'', ''eu existo'', talvez para mostrar aos seus pares, que ele também é uma pessoa que consome, que está vivendo bem. O curioso é que no fim das contas as pessoas que emulam essa comportamento vivem de imagem, muitas vezes passando muitas dificuldades financeiras e via de regra são pessoas frustradas com a vida.
A putrefata sociedade brasileira (grande parte), muitas vezes induz o jovem a ser consumista, são coisas que o jovem pobre já percebe desde cedo. Sem aquele tênis de marca, roupas, smartphone e etc, você vai ficando de "lado" isolado, o jovem pobre tem que ter muita cabeça para não sucumbir a sufocante pressão dessa sociedade. O pior é que muitos pais incentivam os filhos a serem "melhores"(consumistas), e a "ganhar" dos amigos: "Trabalhamos em empregos que não gostamos pra comprar porcarias que não precisamos". Triste e vazia sociedade.
Educação financeira é o futuro de um Pais Grande e Gigante
Primeiro aprenda a fazer o dinheiro, segundo aprenda a multiplicar e terceiro aprenda a gastar somente com o necessário. Fazer o dinheiro trabalhar para você é muito mais importante do que comprar um carro, moto ou qualquer coisa que seja. O único jeito é estudar investimentos. E poupança não é investimento! Se um investimento tem uma rentabilidade menor do que a inflação, deixa de ser investimento e se torna apenas um empréstimo aos bancos, que usarão muito melhor o dinheiro. Quer investir? Tesouro Direto, CDB, LC, LCI, LCA, Debênture, Ações e Fundos de Investimento são boas escolhas! O que importa não é o quanto você ganha, mas sim o quanto você gasta. As suas despesas tem que ser menores do que a sua receita, a partir daí você pode pensar em adquirir ativos.
EDUCAÇÃO Brasileira é um FRACASSO
Eu tenho 20 anos, comecei a abrir a cabeça com 16 anos logo que vi um vídeo que o Erico Rocha postou uma palestra do Flavio Augusto falando de empreendedorismo. Esta palestra foi o inicio da minha jornada e a partir desse dia comecei a estudar investimentos e recentemente venho investindo o meu capital em renda variável.



